CONSULTÓRIO MÉDICO

Neuronavegação revoluciona cirurgias cerebrais

  • 20 de setembro 2017
  • por Editor

Espécie de GPS, técnica utilizada pelo Hospital INC é precursora no Brasil e mostra ao médico o caminho preciso para operar possibilitando procedimentos menos agressivos aos pacientes.

 

As neurocirurgias são conhecidas pelo alto nível de complexidade e o considerável grau de risco para o paciente. Mas, a cada dia, a medicina se mostra mais avançada e possibilita procedimentos mais precisos e menos agressivos.

 

 

“Dentro desse cenário, o grande desafio para os neurocirurgiões é garantir que somente a lesão seja alcançada durante a cirurgia, preservando os tecidos cerebral e medular durante a ressecção de tumores ou outros fatores que acometem o sistema nervoso”, explica o especialista.

 

Para contribuir nesse desafio e responsabilidade dos cirurgiões, o Hospital INC tem como parte rotineira das cirurgias neurológicas o uso da técnica da neuronavegação, um dispositivo que funciona de maneira similar a um GPS, mostrando por meio de imagens de ressonância e tomografias, o caminho mais seguro para o especialista chegar aos tumores cerebrais.

 

“O benefício do neuronavegador começa mesmo antes da cirurgia, pois permite marcações extremamente precisas das lesões profundas e realização de acessos minimamente invasivos sem comprometer a efetividade cirúrgica. Além disso, maximizamos as chances de remover a lesão completa com manipulação mínima do tecido sadio”, detalha o Neurocirurgião.

 

No Hospital INC o sistema de neuronavegação é utilizado desde 2007 e proporciona aos pacientes, além de cirurgias menos agressivas e extremamente precisas, um tempo reduzido de recuperação.

 

Só em 2016 foram operados 273 casos de tumores no Hospital, sendo a maioria deles – 123 cirurgias – tumores da base do crânio.

 

Segundo o chefe do Serviço de Neurocirurgia e Coordenador do Setor de Cirurgia da Base do Crânio do Hospital INC, Dr. Ricardo Ramina, essa região é de difícil acesso e exige muita experiência do neurocirurgião, que é auxiliado com o uso de microscópios e da neuronavegação.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *