INCLUSÃO

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na Mais

  • 21 de setembro 2017
  • por Editor

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado neste 21 de setembro, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social lança a coleção Paraná Inclusivo.

 

As cartilhas tratam de temas importantes relacionados a este público. São as cartilhas com os títulos: Conhecendo a Pessoa com Deficiência e Os Direitos da Pessoa com Deficiência

A cartilha é uma forma de conscientizar a população a respeito do tema, para que os direitos conquistados sejam reconhecidos e respeitados, tanto pelo poder público quanto pela sociedade.

 

 

 

As Deficiências Físicas mais comuns são:

Paraplegia: perda total das funções motoras.

Monoplegia: perda parcial das funções motoras de um só membro (podendo ser superior ou inferior).

Tetraplegia: perda total das funções motoras dos membros superiores e inferiores.

Hemiplegia: perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo).

Ostomia: é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, com a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. Os ostomizados são pessoas que utilizam um dispositivo, geralmente uma bolsa, que permite recolher o conteúdo a ser eliminado através do ostoma.

Amputação: é a remoção de uma extremidade do corpo.

Paralisia cerebral: diz respeito a uma lesão cerebral que acontece, em geral, quando falta oxigênio no cérebro do bebê durante a gestação, no parto ou até dois anos após o nascimento (traumatismos, envenenamentos ou doenças graves). Dependendo do local do cérebro onde ocorre a lesão e do número de células atingidas, a paralisia danifica o funcionamento de diferentes partes do corpo. A principal característica é um desequilíbrio na contenção muscular que causa tensão, inclui dificuldades de força e equilíbrio e comprometimento da coordenação motora.

Nanismo: é uma doença genética que provoca um crescimento esquelético anormal, resultando num indivíduo cuja altura é muito menor que a altura média de toda a população.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *