CONSULTÓRIO MÉDICO

Conheça mais sobre tumores neuroendócrinos

  • 30 de novembro 2017
  • por Editor

O Dr. Tulio Pfiffer, do Instituto Do Câncer do Estado de São Paulo, explica mais sobre os tumores neuroendócrinos (NET) que são uma coleção de tumores raros e de crescimento lento que afetam cerca de 35 pessoas em 100.000 por ano.

 

Os tumores derivam de células do sistema endócrino (produtoras de hormônios) ou nervosas que podem ser encontradas em todo o corpo.

O maior grupo de NET afeta o trato gastrointestinal e o pâncreas, mas também podem ser encontrados em outros locais (como o pulmão).

 

Os sintomas podem não ser específicos dependendo de onde está localizado o tumor.

“Um dos tipos mais comuns é a síndrome carcinoide: nesta síndrome, o paciente apresenta diarréia crônica, dor abdominal e rubor facial”, explica Dr Tulio.

 

 

Uma vez que os tumores se originam em diferentes partes do corpo, crescem muito lentamente, às vezes não apresentam sintomas ou apresentam sintomas que podem ser confundidos com outras doenças, o diagnóstico é difícil e, como consequência, os pacientes podem esperar muitos anos por um diagnóstico preciso.

 

Devido a esse atraso, os pacientes podem não receber tratamento adequado por um longo período, o que pode ter um impacto sério em seu conforto, qualidade de vida e, em última análise, prognóstico a longo prazo.

“NETs são um grupo de doenças diferentes com comportamentos clínicos variados. Portanto, mais de metade dos pacientes com NET já tem metástase quando são diagnosticados”, diz Dra Rachel.

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *