BRAILE

No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual

  • 09 de janeiro 2018
  • por Editor

No Dia Mundial do Braile, comemorado no dia 4 de janeiro, a Rádio Mais entrevistou o diretor do Instituto Paranaense dos Cegos – IPC, Enio Rodrigues da Rosa.

No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados da fundação com base no Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

Criado pelo francês Louis Braille, nascido em 4 de janeiro de 1809 e que perdeu a visão aos 3 anos, o sistema permite a pessoas com cegueira total ou parcial ler por meio do tato. Com seis pontos em relevo dispostos em duas colunas e três linhas, o sistema proporciona 63 combinações diferentes que representam as letras do alfabeto, os números, símbolos científicos, da música, fonética e informática.

 

 

Com apenas um toque, o cego percebe os pontos em relevo ao passar os dedos da esquerda para a direita. O sistema braile chegou ao Brasil em 1850. A partir da década de 1940, passou a ser usado em livros.

 

 

Apesar de já existir cardápios em restaurantes e embalagens de cosméticos e de remédios em braile, cegos ou pessoas com baixa visão ainda reclamam da dificuldade de encontrar informações adaptadas.

 

O braile garante independência aos cegos. A partir do momento em que é oferecido algo em braile, a pessoa com deficiência visual passa a ser independente. Ela sabe que pode ir ao estabelecimento sozinho e vai ter total acesso.

 

 

COMPARTILHE

One Response to No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual

  1. Pingback: O país do futebol não se esquece dos surdocegos! • Catálogo de Tradutores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *