SUA SAÚDE

Você sabe qual é a panela ideal para sua refeição e saúde?

  • 26 de fevereiro 2018
  • por Editor

Viver com mais saúde é a nova tendência! E o mercado, em geral, tem voltado os olhares para esse novo estilo de vida que cresce significativamente.

 

Para te ajudar a escolher a opção mais saudável, há uma listagem dos tipos de panela disponíveis no mercado e suas vantagens e desvantagens.

 

A dra Marcia Simões, médica clínica geral, especialista em nutrologia e medicina estética explica mais sobre o tema.

 

 

Com essa forte tendência, muito se discute sobre vida saudável, alimentos, bebidas, dietas, novas modalidades de exercícios e por aí vai. Mas você já parou para pensar qual é o melhor tipo de panela para cozinhar sem prejudicar a sua saúde?

 

 

Uma das principais vantagens das panelas de alumínio é, com certeza, o preço baixo. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que as panelas de alumínio podem soltar metais pesados durante o preparo dos alimentos, contaminando as refeições e causando sérias doenças.

 

Estudos indicam, inclusive, uma forte ligação entre o uso deste material e a doença de Alzheimer. Portanto, as panelas de alumínio não são a alternativa mais saudável para sua rotina.

 

Já as panelas de inox, muito populares por não oxidarem, são feitas de material resistente e distribuem o calor de forma igual por sua superfície, proporcionando melhor cozimento aos alimentos.

 

Por outro lado, a principal desvantagem é que na sua composição está o níquel, um composto químico extremamente tóxico que se desprende da panela na medida em que ela é utilizada.

 

Assim como as inoxidáveis, as panelas de cobre são boas condutoras de calor. Mas não podem ser utilizadas para cozinhar todo tipo de alimento, já que, ao entrarem em contato com o sal ou alimentos ácidos como tomate, limão e vinagre, fazem com que o cobre se desprenda. E é comprovado: a intoxicação por cobre pode causar náusea, dores abdominais, problemas gastrointestinais e, em longo prazo, danos aos rins e ao fígado.

 

Para fugir dos problemas das panelas mais tradicionais, prefira as panelas de cerâmica como uma solução muito mais saudável. No Brasil, uma das marcas que trabalha com panelas 100% atóxica é a catarinense Ceraflame.

 

O mix de produtos da empresa, com centenas de opções, é fabricado a partir de matéria prima inorgânica exclusiva, resultando e cerâmicas saudáveis e funcionais.

 

Além de conservarem o calor dos alimentos por mais tempo, as panelas de cerâmica reduzem o tempo de cozimento dos alimentos e contribuem com a saúde dos consumidores.

 

“Hoje em dia as panelas de cerâmica são, sem dúvida, a alternativa mais saudável para quem quer cozinhar com saúde sem ter que abrir mão de ter utensílios de qualidade.

O que as pessoas precisam entender é que para uma refeição ser saudável, não basta selecionar os ingredientes. É preciso saber inclusive como e onde prepará-los”, diz a nutricionista Carolina Mariano.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *