AM 1120

Rádio Mais na Finlândia

  • 01 de agosto 2018
  • por Carol

Que as ondas da Rádio Mais vão longe, nós sabemos. Afinal de contas, a Mais AM 1120 tem 25kw de potência, com sede em São José dos Pinhais – PR. E alcance em toda Curitiba, Região Metropolitana, litoral e Campos Gerais.

Para você entender porque isso acontece, o AM (Amplitude Modulation que significa “Modulação em Amplitude”), que varia a amplitude mas a frequência é constante. Já as rádios FM possuem excelente qualidade de som mas tem alcance limitado (em média 100 quilômetros de raio).

As ondas da Rádio Mais foram tão longe, que chegou na Finlândia, conforme e-mail enviado por Hannu Tikkanen, para a nossa equipe.

 

“Prezado Senhor,

 

Saudações da Finlândia, do país mais a norte do mundo! Tive o prazer de ouvir sua emissora, com um receptor de rádio especial e uma antena externa. Assim, esta recepção foi uma propagação real em sua freqüência de rádio em ondas médias, não via internet!

 

Meu passatempo favorito por quase 45 anos foi ouvir as estações de rádio de todo o mundo, especialmente da América do Sul. Eu amo as estações de rádio brasileiras, a música, o futebol, a língua e tudo mais. Durante esses 45 anos, consegui ouvir muitas estações do Brasil, mas sua estação tem sido muito rara, nunca antes consegui ouvir sua programação! Então fiquei muito feliz em ouvir sua identificação. É maravilhoso como os sinales distantes viajan desde Brasil a Finlândia, e tambem como eu posso ouvir estas emissoes no meu rádio especial. Embora eu saiba que os vossos programas não são destinados ao público internacional, espero que tenham interesse em saber que as vossas emissoes podem ocasionalmente ser ouvidas a milhares de quilómetros de distância!

 

Como prova de que sua emissora foi ouvida darei detalhes do programa escutado. Eu lamento muito que não entendo muito bem o portugues falado!

 

Ouvi sua estação já há algum tempo, mas, infelizmente, não recebi a resposta da sua estação. Talvez é possível que ou o meio correio electrônico original não chegar a você. Espero que você ainda possa confirmar o conteúdo do meu relatório de recepção e confirmá-lo com uma resposta. Tería uma imensa satisfacão de receber a sua contestacão.

 

Fechado é a identificacão e os detalhes do programa escutado, para provar que eu realmente ouvi a sua emissora, 1120 kHz, 2 de dezembro 2017, hora da manha de Paraná:

 

04.20   O início da recepcão, quando ouvi sua programacão. Eu acho que foi um programa religioso,

05.06   Agora por ejemplo, anuncia o homem:
“Bom dia, bom dia..! Bom dia..Bom dia, São José!..bom dia..”
05.10   E agora, anuncia:
“..Rádio Mais,..bom dia..aqui na Rádio Mais. …Sexto horas da manha. As sexto horas da manha..informacão..a praia..5 horas..”

05.10  Continua o programa, e gradualmente o sinal desapareceu.

 

Também em ouvi sua emissora no dia 20 de novembro 2016, hora da manha de Paraná:

 

01.40   O programa  de música e anuncoes, o homem fala etc.

02.02   A hora certa:
“2 horas, 2 minutos, Rádio Mais. Bom bia!”
02.02   um anûncio para o programa religioso:
“…Rádio Imaculada Conceicão. A programacão da Rádio Imaculada Conceicão… www.miliciadaimaculada.org.br…Imaculada..”

02.03   Continua a com Rádio Imaculada Conceicão programacão.
Muito obrigado pelo seu programa! Fechado também é uma gravacão do anuncio, as uma prova adicional. Espero que voce poderia ouvir a esta gravacão, que também explica a qualidade da propagacão. Gostaria de saber, se você pode ouvi-la. O meu receptor é Perseus SDR, um receptor especial de comunicacoes, com um antena ”L” de 1000 metros, dirigida para a América do Sul.

 

Obrigado mais uma vez, espero ouvir sua estação novamente no futuro. Sua resposta será muito apreciada!

 

Atentamente,

Hannu Tikkanen

Espoo, Finlândia

Europa do Norte”

 

 

Nossa equipe confirmou a programação descrita por ele, e ficamos muito felizes, em saber que a nossa programação chega tão longe.

 

Isso é possível, porque ele possui equipamento especial, e por isso, pode ouvir as ondas de radio.

Para ouvir o que ele gravou da nossa programação, é só dar play:

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *