Dica de Agronomia

Como plantar Rabanete, hortaliça de crescimento rápido

  • 24 de agosto 2018
  • por Carol

Na Dica de Agronomia de hoje, a Carol Chab respondeu a pergunta da Paula por Whatsapp (envie você também a sua pergunta para 041-99283-1120). A Paula, cuida da horta do Lar Jesus Maria José e quer saber como fazer o plantio de rabanetes, e se é possível comer as folhas.

O Rabanete é uma das hortaliças que tem ciclo mais rápido. O plantio deve ser feito em sementes, direto no solo, e de 20 a 35 dias depois pode ser feito a colheita. Quando as raízes estiverem com 2 a 3cm.

Como é uma planta de crescimento rápido é indicada para plantio em vasos. Prepare o solo para que fique fofo e sem pedras. E deixe e vaso num local com muita luminosidade. Perto de uma janela, ou em floreira.

O rabanete é uma planta que se desenvolve muito bem em climas amenos, com temperatura entre 8 e 20°C, nas regiões mais ao sul , como Curitiba e Região Metropolitana pode ser plantado o ano todo. 

Já nas cidades mais quentes, o ideal é fazer plantio entre os meses de abril a junho.

O ideal é fazer regas diárias quando não houver chuvas.

A Lua ideal para plantio de rabanetes é a Lua Minguante. Isso porque a força que a lua exerce sobre a terra é bem pequena e energia (força) da terra é exercida para baixo.
Tudo isso vai favorecer o crescimento dessas raízes, pois elas crescem “para baixo da terra”.

 

As folhas do Rabanete também podem ser consumidas. Fica muito bom em sopas e refogados, mas também pode ser consumida como salada.

 

Fazer um suco verde com a folha de rabanete pode ser muito positivo para quem deseja um efeito diurético. Você pode experimentar misturar pepino, limão e melancia para um ótimo sabor e efeito potencializado. As propriedades antimicrobianas e antibacterianas das folhas de rabanete ajudam também a desintoxicar o corpo e a eliminar as toxinas. 

 

Confira aqui uma receita de sopa com as folhas do rabanete.

 

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *