Cozinhando com a Mais

Receita caseira: aprenda aqui como fazer sabão em pó!

  • 06 de dezembro 2018
  • por Hellen Ribaski

 

 

 

Materiais

 

 

1 recipiente para fazer o molde do sabão sólido (bandeja, refratário, embalagens longa vida, formas próprias);
1 balde grande;
1 recipiente pequeno, porém alto, com plástico resistente. Pode ser um balde pequeno;
1 colher de pau;
1 peneira;
1 ralador;
1 processador ou triturador;
Equipamentos de proteção: óculos, um par de luvas de borracha e uma máscara descartável. Lembre-se que a soda cáustica é altamente corrosiva.

 

 

Ingredientes

 

 

25 ml de álcool;
1 kg de óleo de cozinha usado;
140 ml de água;
135 g de soda cáustica em escamas, com concentração maior de 95%;
30 g de óleo essencial aromatizante (opcional). Opte por aqueles que não possuem parabenos e ftalatos em sua composição.

 

 

Modo de preparo

 

 

O primeiro passo de como fazer sabão em pó é se proteger. Comece colocando as luvas de borracha, os óculos de proteção e a máscara. Agora, mãos à obra!
Esquente a água até que fique morna (cerca de 40º).

 

 

Passe a água para o recipiente menor e vá adicionando a soda cáustica aos poucos, sempre misturando com a colher de pau. Mexa até que não reste mais nenhuma escama. Obs.: nunca passe a água para a soda, apenas o oposto, para evitar acidentes.

 

 

Peneire o óleo de cozinha para remover suas impurezas. Em uma panela, esquente-o até atingir uma temperatura aproximada de 40º (morno).

 

 

Agora, é hora de começar a passar tudo para o balde maior. Comece pelo óleo morno.
Depois, adicione a soda aos poucos, devagar, sempre mexendo com a colher de pau. Todo esse processo deve levar cerca de 20 minutos e, ao final, você terá uma consistência similar a um leite condensado.

 

 

 

Após os 20 minutos, quando a soda e óleo já tiverem reagido entre si, você já pode adicionar o aromatizante de sua preferência. Misture bem.
Esse último passo é opcional e só deve ser feito caso sua massa final esteja muito líquida. Nesse caso, adicione o álcool lentamente e misture por 10 minutos para não empelotar. Isso fará com que o sabão atinja a consistência desejada.

 

 

Agora é hora de ser ágil. Já deixe sua forma preparada para receber a massa. Passe todo o conteúdo para o refratário e agora é só aguardar o tempo de cura do sabão. Serão cerca de 25 a 30 dias, portanto, tenha paciência. Vai valer a pena esperar!
Por fim, para transformar essa receita de sabão caseiro em pó, rale o sabão sólido com o ralador. Depois, coloque o produto ralado no triturador ou no processador.

 

 

 

Conservação

 

 

Agora que você aprendeu como fazer sabão em pó, precisa saber como guardá-lo, para durar mais tempo.
Em geral, o sabão caseiro tem menor durabilidade que os industrializados, uma vez que não contém tantos conservantes.
Para fazer com que o seu dure mais tempo, guarde a quantidade de produto que não está sendo utilizado em potes hermeticamente fechados ou a vácuo. Se possível, escolha embalagens escuras. Isso reduz a exposição do produto ao oxigênio e aos raios solares, fazendo com que fique conservado.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *