Cozinhando com a Mais

Aprenda a fazer um doce de leite cremoso

  • 23 de janeiro 2019
  • por Repórter

 

 

 

 

 

Doce caseiro é o tipo de prato que faz você ficar muito tempo colado em uma panela. Mas o resultado de toda a paciência e dedicação é certamente algo digno de tanta espera. Não há nada como comer um cremoso doce de colher, ainda mais se ele for feito por você e tiver o gostinho da sua casa.

 

 

 

 

Dentre os doces caseiros, acho que o de leite é um dos melhores. Ele é o tipo de acompanhamento que cabe com quase tudo e que sempre dá um toque especial quando o assunto é sobremesa. O mais legal é que, além de ser um dos doces mais gostosos, ele é super econômico (leva apenas 3 ingredientes). Vamos fazer?

 

 

 

 

Doce de leite cremoso

Ingredientes:

 

 

500ml de leite integral
½ xícara (chá) de açúcar
1 pitada de bicarbonato de sódio

 

 

Modo de fazer:

 

Coloque o açúcar e o leite em uma panela e leve ao fogo médio-baixo. Mexa sempre até que o açúcar dissolva bem no leite.
Deixe esquentar, mexendo aos poucos, cuidando para que a mistura não ferva e o açúcar não cristalize.
Quando uma espuma leve aparecer, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem.
Siga mexendo sempre, em fogo médio-baixo, até que o doce de leite comece a escurecer e pegar ponto. Nesta hora, o seu doce já terá reduzido bastante de volume.
Continue mexendo com vigor até que o doce tenha reduzido mais.

 

 

 

Retire a panela do fogo, deixe o doce esfriar um pouco e transfira-o para um pote.
Depois de tudo na panela, o doce demora cerca de 30 minutos para dar ponto. Ao longo do cozimento, o leite engrossa com o açúcar e reduz bastante o seu teor líquido, o que resulta na textura densa do doce. Com a quantidade da minha receita, o doce de leite vai render bem pouquinho, cerca de meia xícara de chá. Mas acho que é legal começar a fazer doce de leite aos poucos, pois é mais fácil de aprender o ponto e, assim, evitamos perda de tempo e de ingredientes. Se você quiser, dá para dobrar a receita tranquilamente. No entanto, quanto mais ingredientes na panela, mais tempo na beirada no fogão.

 

 

 

Um cuidado importante é não deixar o leite ferver e cozinhar o doce em uma temperatura constante. Quanto ao bicarbonato de sódio, ele é um agente que vai ajudar a garantir a textura cremosa do doce, pois evitará que o leite coagule e que se criem pelotinhas de açúcar. Dá para fazer sem o bicarbonato, mas o seu uso é bem indicado e vai dar uma boa ajuda no ponto ideal.

 

 

 

 

Se você não se importar de gastar um tempinho no fogão, tenha certeza de que o doce caseiro é ainda mais saboroso do que os industrializados ou do que aquele feito com o cozimento de latinha de leite condensado. Depois de pronto, você pode deixar o doce em temperatura ambiente, se preferir. No entanto, ele dura bem mais na geladeira.

 

 

 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *