Consultório médico

Tuberculose: um problema de saúde pública

  • 07 de fevereiro 2019
  • por Repórter

(Foto: Reprodução)

 

 

Doença é uma das que mais matam no mundo

 

 

 

Cerca de 10 milhões de novos casos e mais de um milhão de mortes por tuberculose são notificadas por ano segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença é uma das que mais matam no mundo, superando a Aids. No Brasil, o número de casos também chama atenção: dados do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde apontam que, em 2017, foram registradas cerca de 70 mil novas notificações e 4,5 mil mortes pela doença.

 

 

Transmitida de pessoa para pessoa em situações comuns como conversar, espirrar e tossir, a tuberculose é causada por bactérias que afetam principalmente os pulmões, mas também podem atingir órgãos como ossos e rins. Para combater a doença e diminuir a incidência e mortalidade para um caso a cada 100 mil habitantes – atualmente, o índice gira em torno de 33,5 casos para cada 100 mil habitantes -, foi criado o programa Brasil Livre da Tuberculose, com um plano nacional pelo fim da doença como problema de saúde pública até 2035.

 

 

O tratamento da tuberculose tem a duração de no mínimo seis meses e os medicamentos são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No programa Manhã da Mais a Carol Chab entrevistou o Dr. Daniel Wagner – infectologista, Coordenador da infectologia clínica do Hospital do Rim e do Hospital São Luiz, de Jabaquara (SP).  Confira:

 

 

 

 

(Fonte: Via assessoria) 

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *