Consultório Médico

Cuidar da saúde visual dos filhos é lição de casa para os pais na volta às aulas

  • 08 de fevereiro 2019
  • por Repórter

(Foto: Reprodução)

 

 

Desde muito cedo aprendemos na escola que a visão é um dos mais importantes sentidos para sobrevivermos. Porém, isso é deixado de lado quando se trata das crianças. Os pais, geralmente não entendem a necessidade de levar seu filho em idade escolar para realizar testes oftalmológicos.

 

 

Para essa meninada que nunca passou por um teste de visão, a hora é agora. Para aqueles que já usam óculos, é tempo de fazer uma revisão para verificar se as lentes não estão riscadas ou as armações “desconjuntadas”.

 

 

Nesta sexta-feira (08) a Carol Chab entrevistou Rafaela Modelli Biscaia, oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, que explicou sobre o início do período escolar, muitas crianças que frequentam o ambiente pela primeira vez podem passar por dificuldades de aprendizado, justamente por problemas oculares não percebidos.  Confira:

 

 

 

Solucionar erros de refração, imperfeições óticas (miopia, hipermetropia e astigmatismo), que impedem o olho de focar adequadamente a luz causando visão turva, mas que podem ser corrigidos com o uso de óculos ou lentes, é o primeiro passo para assegurar que a criança está visualmente apta para a escola.

 

É necessário estar atento aos sinais que as crianças dão em suas diversas fases da vida. Assim como é imprescindível encaminhar seu filho para fazer um exame com o propósito de diagnosticar e prevenir problemas oculares que podem ser corrigidos sem interferir no seu desempenho dentro de sala de aula.

 

 

Alguns sinais de alerta

 

Sentar muito perto da TV ou segurar o livro próximo dos olhos
Abrir e fechar os olhos insistentemente
Inclinar a cabeça para enxergar melhor
Esfregar os olhos com frequência, sem estar com sono
Proteger os olhos quando exposto à luz
Lacrimejamento excessivo
Fechar um olho para enxergar melhor
Evitar atividades que exijam visão de perto ou distinção de cores
Se queixar diariamente de dores de cabeça

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *