Consultório médico

Viroses entre crianças aumentam com volta às aulas

  • 04 de março 2019
  • por Repórter

(Foto: Divulgação)

 

 

Depois de dois meses de férias, as crianças retornam à escola para mais um ano letivo. Nas primeiras semanas, no entanto, além da adaptação aos horários e rotinas, é preciso estar atento à saúde dos pequenos.

 

No programa Manhã da Mais a jornalista Tânia Jeferson conversou com a pediatra da Paraná Clínicas, Dra. Maria Gabriela de Aguiar Moreira Garbelini Galerani, que explicou que durante o retorno das aulas elas começam a conviver com muitas outras crianças, compartilhando micro-organismos que não são comuns ao seu sistema imunológico, o que faz com que apareçam as dores de garganta e viroses. Confira:

 

 

 

 

Nesses casos, é preciso consultar um pediatra e afastar a criança das atividades por alguns dias, até sua total recuperação. “A rotina escolar exige mais energia das crianças e aumenta as chances de contaminação entre os colegas de turma, principalmente em casos com diarreia e vômito. Em repouso e recebendo atenção direta dos pais, a recuperação tende a ser mais rápida”, completa a médica.

 

 

Confira algumas dicas para blindar a saúde das crianças na volta às aulas:

 

– Mantenha a carteira de vacinação atualizada, pois as vacinas reforçam o sistema imunológico das crianças;

 

– Ao visitar a escola, observe se os ambientes coletivos e salas de aula são arejados, limpos e bem iluminados;

 

– Destaque sempre a importância da higiene, orientando a forma correta de lavagem das mãos, em especial depois do uso do banheiro e antes de todas as refeições;
– Incentive o consumo de líquidos para evitar a desidratação, além da água, sucos naturais são opções eficientes e saudáveis;

 

– Invista em uma dieta equilibrada ao montar a lancheira das crianças, com 1 produto de cada grupo alimentar: 1 porção de fruta ou vegetal (todas as frutas, tomate cereja, palitos de cenoura), 1 porção de carboidrato (sanduíche natural, pão de queijo, panquecas), 1 porção de lácteo (iogurte, queijo em cubinhos) e 1 bebida (água ou suco natural). Evite lanches muito açucarados ou industrializados.

 

 

(Fonte: via assessoria)

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