Entrevista do dia

Entenda sobre o prazo para a Declaração Anual ao Simples Nacional (DASN)

  • 15 de março 2019
  • por Repórter

(Foto: Reprodução)

 

 

O prazo para a Declaração Anual ao Simples Nacional (DASN), referente ao exercício financeiro de 2018 é 31 de maio. A declaração é gratuita e indispensável para garantir ao empreendedor a continuidade dos benefícios previstos em lei.

 

 

Mas é preciso ficar atento porque, este ano, a data coincide com o feriado de Corpus Christi. Quem deixar para fazer o envio no último dia não contará com atendimento de funcionários, já que não haverá expediente. O descumprimento no prazo de entrega da DASN implica em pagamento de juros e multa e pode resultar em cancelamento de benefícios como cobertura previdenciária, isenção de taxas para o registro da empresa e acesso a crédito bancário. Sobre o tema a Carol Chab conversou com o Luiz Roberto Zaia, consultor do Sebrae São José dos Pinhais. Confira:

 

 

 

 

 

Em 10 anos, quase 480 mil MEIs foram formalizados no Paraná

 

 

Desde que foi criado, o número de MEIs no Brasil cresceu de forma significativa, passou de 3,3 mil no Paraná, para 479 mil. A Lei Complementar 128, que criou a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), completou 10 anos em 19 de dezembro passado. Apesar de a lei ter sido sancionada em dezembro de 2008, a legislação só entrou em vigor em 1º de julho de 2009.

 

 

No primeiro ano de vigência, em 2009, o Brasil tinha 44.188 empreendedores formalizados, e o Paraná, 3.382. Dez anos mais tarde, até 12 de janeiro de 2019, o número já ultrapassava 7,7 milhões no país e 479 mil no estado. O MEI foi criado para facilitar a formalização. Para isso, possui características únicas, que o diferenciam de outras empresas, como faturamento limitado a R$ 81 mil anuais, tributação baixa e fixa mensal e possibilidade de empregar apenas um funcionário. Para consultar a lista com as alterações, basta acessar o site do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/).

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.