Consultório médico

Nutrição na saúde digestiva: qualidade da alimentação é fator determinante

  • 15 de março 2019
  • por Repórter

(Foto: Reprodução)

 

 

O sistema digestivo tem uma função fundamental no organismo. É formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e reto, mas envolve outros órgãos. E o bom funcionamento de todos esses órgãos envolvidos é fundamental e é necessário mantê-los saudáveis. Assim, um bom padrão alimentar garante um bom funcionamento do sistema digestivo, em todas as suas etapas.

 

 

A nutricionista Gisele Farias explica que a digestão tem início na boca e o cuidado com a saúde digestiva começa já na mastigação. “A ineficiência nesse processo predispõe a problemas de má digestão, pois a etapa inicial da digestão não foi concluída, prejudicando a sequência do processo”, alerta. Ela aconselha que os alimentos sejam bem mastigados. “Além de otimizar o processo de digestão, o momento da refeição será mais prazeroso”, completa.

 

 

 

 

A qualidade da alimentação é outro fator determinante.

 

 

“A ingestão de grande volume alimentar em uma única refeição e o consumo alimentar frequente de doces, frituras, café, refrigerantes e bebidas alcoólicas facilita o retorno do conteúdo ácido ao esôfago, desencadeando os sintomas de azia e refluxo”, diz.
Além disso, no intestino, a má alimentação altera a barreira de proteção contra toxinas, favorecendo o aparecimento de lesões.
Para concluir, fica a dica: “É importante consumir alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais e cereais integrais e, sempre que possível, fazer refeições pequenas e equilibradas durante o dia”, diz Gisele.

 

 

(Fonte: Via assessoria)

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *