Entrevista do dia

Cuidado com os pets: clima chuvoso e mudanças bruscas de temperatura afetam a saúde dos bichinhos

  • 17 de abril 2019
  • por Repórter

(Foto: Reprodução/Pixabay)

 

Mudanças repentinas de temperatura não interferem apenas na nossa saúde, mas na de nossos melhores amigos também. A imunidade de cães e gatos costuma baixar com essas alterações e eles ficam mais propensos a gripe, alterações gastrointestinais e outras doenças. Além disso, podem afetar também o processo de troca de pelagem dos pets, que costumam trocar de pelo no outono e primavera para se prepararem para o inverno e verão.

 

Outro alerta importante é para o excesso de chuvas, que pode ocasionar enchentes e cria poças de água em parques e jardins. A água de enchente ou parada pode estar contaminada com urina de rato e infectar os cães, principalmente, com leptospirose. A bactéria Leptospira possui mais de 32 sorovares (sorotipos) que atingem animais causando graves danos à saúde e podem, inclusive, levar o animal a óbito rapidamente.
Vômito, diarreia, febre, apatia e icterícia são alguns dos sintomas dessa zoonose que pode ser transmitida pelo contato da saliva e urina de animal contaminado com a mucosa de um humano. É possível prevenir a doença mantendo a boa higiene do quintal, evitando que o cão beba água de poças e, principalmente, administrando vacina no prazo adequado. Confira a entrevista com o Dr. Adolfo Sasaki, médico veterinário e responsável técnico do HiperZoo:

 

 

 

Fonte: Via assessoria

 

 

(Fonte: Via assessoria)

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.