Entrevista do dia

Projeto de economia criativa abre inscrições para coleção 2019

  • 15 de maio 2019
  • por Repórter

(Foto: Divulgação)

 

 

Chega à sétima edição o SouCuritiba, projeto de economia criativa direcionado para empresários de micro e pequeno portes interessados em criar novos produtos da linha de lembranças da capital paranaense. De 13/5 a 19/5, empreendedores e profissionais criativos como designers, artesãos, artistas, fotógrafos, publicitários, turismólogos, arquitetos, entre outros, que atuam em Curitiba e Região Metropolitana, poderão se pré-inscrever na edição de 2019.

 

 

Também podem se candidatar profissionais do segmento alimentício que atuam com suvenires gastronômicos, desde que estejam com as licenças sanitárias em dia.
Para pré-inscrição, o candidato pode acessar o site do projeto: www.soucuritiba.com, baixar e ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e enviar paracontato@fabbrodesign.com.br.

 

 

As vagas são preenchidas por ordem de inscrição e pelo tipo de material empregado no produto, atendendo ao requisito de que o candidato seja formalizado como microempreendedor individual, micro ou pequena empresa.
A participação é gratuita e as vagas são limitadas a 20 participantes. Os encontros acontecerão no Sebrae e em espaços da cidade, e a previsão é de finalizar as quatro etapas até o fim do ano. O SouCuritiba é um projeto do Sebrae/PR em parceria com o Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba Convention e Visitors Bureau e Centro Brasil Design. No programa Manhã da Mais a Carol Chab conversou com a Maria Fernanda Reis, Consultora do Sebrae. Ouça

 

 

 

Reconhecimento

 

Em 2018, o SouCuritibarecebeu a medalha de bronze no Prêmio Brasil Design Award, a maior premiação do design nacional, na categoria Design de Impacto Positivo. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, a premiação é o reconhecimento de um trabalho que está levando a cidade cada vez mais longe.
“É uma grande conquista para todos os produtores e parceiros, o que mostra que estamos cumprindo nossa missão, nos tornando referência nacional dentro desta categoria de produtos que envolvem o design em toda sua cadeia de desenvolvimento”, afirma.
Patrícia cita ainda que um dos pontos altos do projeto é a geração de receita dentro do município. A consultora calcula que o SouCuritiba já tenha sido responsável por um faturamento de cerca de R$ 1,2 milhão a partir da venda de mais de 78mil produtos.
Programação
Estão previstas orientações de mercado, capacitações para o empreendedorismo, imersão ao turismo, palestras e oficinas de história e criatividade, além de workshops de embalagem e precificação, que irão auxiliar na criação de um novo produto ou melhoria de um produto já existente.

 

Na última etapa, os produtos serão avaliados. É necessário que o candidato tenha 75% de frequência e passe por todas as etapas de avaliação, em critérios de qualidade e inovação. Uma vez aprovada pela curadoria do projeto, o produto a pronto ganhará marca SouCuritiba.
“Ganham a cidade e os participantes. A cidade ganha à medida que amplia a variedade de produtos oferecidos aos turistas. Já os participantes, melhoram seu processo de criação, desenvolvimento e comercialização, tendo como base as capacitações e consultorias do Sebrae/PR e dos parceiros envolvidos no projeto, de forma gratuita”, avalia a consultora.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.