Mais saúde

Por que é tão difícil perder peso conforme vamos envelhecendo?

  • 11 de junho 2019
  • por Repórter

(Foto: Reprodução/Pixabay)

 

 

Como driblar a desaceleração do metabolismo

 

 

Você já percebeu que perder peso não é tão fácil como quando era bem jovem? Ou que não pode comer o que quer, pois os quilos a mais logo aparecem? O médico nutrológo Alexander Gomes de Azevedo explica que é mais difícil emagrecer conforme envelhecermos porque o nosso metabolismo basal (o que o corpo gasta de energia para manter suas funções) começa a cair. “Isto acontece já a partir dos 25 a 30 anos de idade, período em que ocorre uma queda gradual na produção dos nossos hormônios tiroidianos e sexuais (masculino ou feminino), além do hormônio do hormônio do crescimento, entre outros.

 

Só essa queda hormonal já pode diminuir nosso metabolismo, que piora ainda mais quando está associada ao sedentarismo e a má alimentação, o que aumenta o depósito de gordura corporal, e acelera a chamada “sarcopenia”, que é a perda muscular progressiva relacionada a idade, e nós sabemos que o músculo também é um grande “gastador” de energia, elucida o médico.

 

Segundo Azevedo, estes fatores associados, não só dificultam o emagrecimento como facilitam a instalação de doenças crônicas não transmissíveis, como é o caso da obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial, e até alguns tipos de câncer. Ouça a entrevista do programa Manhã da Mais sobre o tema:

 

 

 

Fonte: Via assessoria

COMPARTILHE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.